> Já ouviu falar, mas nunca percebeu muito bem o que é, as causas e quais os procedimentos que deve adotar? Neste artigo dá-mos a conhecer as principais atitudes a ter na presença de uma pessoa em Paragem Cardiorrespiratória (PCR) e que podem fazer toda a diferença.
- O que é uma Paragem Cardiorrespiratória?
- A PCR é um acontecimento repentino e consiste na interrupção ou falência súbita das funções cardíaca e respiratória. Em consequência a pessoa fica inconsciente, não responde e não respira ou não respira normalmente.
Fonte: SNS24
- Quais são as causas principais?
- Se souber as causas e sintomas pode atuar ainda antes de a pessoa entrar em PCR e, assim, evitar um cenário mais grave. As principais causas que podem levar à Paragem Cardiorrespiratória são as seguintes:
Fonte: SNS24
ALTERAÇÕES CARDÍACAS ENGASGAMENTO AFOGAMENTO
1) Dor persistente no peito, com uma sensação de aperto que pode passar para o braço, queixo ou costas;
2) Falta de ar.
Não hesite, LIGUE 112!
Se acontecer alguém engasgar-se e não conseguir expelir o corpo estranho:
1) Incentive a tossir;
2) Dê algumas pancadas interescapulares, ou seja, umas “pancadinhas nas costas”;
3) LIGUE 112!
Se avistar um afogado e não houver um nadador salvador perto, primeiro identifique o estado de consciência da pessoa:
1) Consciente, procure alcançá-lo sem entrar na água ou fornecer um meio insuflável. Se não for suficiente, evite ser mais uma vítima, LIGUE 112!
2) Inconsciente, LIGUE 112 antes de tentar ajudar!
(Procure e incentive os seus familiares a frequentar praias vigiadas. Tenha sempre o contacto de emergência dos nadadores salvadores mais perto do local onde vai à praia)
- Estes são os Elos da Cadeia de Sobrevivência, adotados a nível nacional pelo Sistema Integrado de Emergência Médica (SIEM):

Caso assista alguém em PCR, o mais importante é LIGAR 112!
- Mantenha a calma;
- Confie nos profissionais do outro lado da chamada;
- Siga os procedimentos como eles indicarem;
- Forneça toda a informação que eles pedirem.
Pode estar a salvar uma vida!
- Por último, aconselhamos vivamente a participar num curso de Suporte Básico de Vida, pois as chances de salvar uma vida irão ser maiores!

Também convidamos a consultar o site do SNS24 para um melhor conhecimento acerca do assunto e das causas. Lá irá encontrar informações atualizadas e fidedignas, de acordo com as pesquisas mais recentes e as normas acordadas internacionalmente.